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TERMO DE POLÍTICAS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA E COMPRA PELO SITE DA PNEUS IMPORTS


DEVOLUÇÃO POR ARRENDIMENTO


Na hipótese de devolução da mercadoria por arrependimento do cliente, deve-se observar que:


A DEVOLUÇÃO APENAS PODERÁ SER SOLICITADA PELO CLIENTE EM ATÉ 7 (SETE) DIAS CORRIDOS, APÓS O RECEBIMENTO DA MERCADORIA.
O CLIENTE DEVERÁ INFORMAR A PNEU IMPORTS DA DESISITÊNCIA E SOLICITAR A DEVOLUÇÃO, DE MODO QUE DEVERÁ SER FORMALIZADO EXCLUSIVAMENTE PELO E-MAIL:
sac@pneuimports.com.br 


Após a solicitação, a Pneu Imports entrará em contato com o cliente a fim de alinhar os procedimentos para a coleta do produto;
PARA SER OBJETO DA DEVOLUÇÃO, O PNEU DEVERÁ ESTAR EM SUA EMBALAGEM ORIGINAL E NÃO PODERÁ APRESENTAR QUALQUER INDÍCIO DE USO OU MONTAGEM. A MERCADORIA SERÁ ANALISADA PELA ÁREA TÉCNICA DA PNEU IMPORTS. CASO SEJA CONSTATADO ALGUM INDÍCIO DE USO OU MONTAGEM DO PRODUTO, ESTE SERÁ DEVOLVIDO AO CLIENTE E UMA NOVA COBRANÇA DE FRETE SERÁ GERADA. 
NA HIPÓTESE DE ARREPENDIMENTO ORA TRATADA, A PNEU IMPORTS APENAS REEMBOLSARÁ AO CLIENTE O VALOR DO PRODUTO, SENDO QUE O VALOR DO FRETE CORRERÁ INTEGRALMENTE POR CONTA DO CLIENTE.


Observado o prazo de 7 (sete) dias acima referido, caso a mercadoria ainda não tenha sido despachada pela PNEU IMPORTS, será reembolsado ao cliente o valor total da compra. 

 

REEMBOLSO


A forma do reembolso dependerá da forma de pagamento escolhida pelo cliente no momento do pedido de compra, conforme a seguir:
No caso de PAGAMENTO NO CARTÃO DE CRÉDITO, a PNEU IMPORTS solicitará o cancelamento do valor total do pagamento realizado pelo cliente, mas O VALOR RELATIVO AO FRETE DO PRODUTO, SE HOUVER, DEVERÁ SER PAGO PELO CLIENTE VIA DEPÓSITO BANCÁRIO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA NA CONTA INDICADA PELA PNEU IMPORTS, DENTRO DO PRAZO MÁXIMO DE 10 (DEZ) DIAS, a contar do cancelamento junto à operadora do cartão de crédito.
No caso de PAGAMENTO POR PIX OU CARTÃO DE DÉBITO, a PNEU IMPORTS reembolsará o valor na mesma conta-corrente do cliente utilizada para o pagamento, descontando valor do frete, se houver.

 

DA TROCA ANTES DA ENTREGA


Na hipótese de erro por parte do cliente na formulação do pedido, o procedimento de troca deverá seguir as condições abaixo:
Primeiramente, o cliente deve informar o ocorrido e solicitar a troca do produto diretamente ao setor de atendimento da PNEU IMPORTS, através do e-mail: sac@pneuimports.com.br
Caso o produto ainda não tenha sido despachado para entrega pela PNEU IMPORTS, o cliente receberá o valor total da compra já realizada como crédito para efetuar a troca por outro produto disponível no site PNEU IMPORTS, a fim de que o cliente realize novo pedido com produto correto que deseja adquirir;
Caso os pneus já tenham sidos despachados, a troca poderá ser solicitada em até 7 (sete) dias corridos, a contar da data de recebimento da mercadoria. Neste caso existem duas opções, que serão detalhadas a seguir:

 

i) troca ágil;

ii) troca padrão.

 

DA TROCA ÁGIL


Na Troca Ágil o cliente já realizou a compra e o produto já foi entregue ao cliente, porém o cliente pretende trocar por outro produto. Para tanto o cliente realiza um novo pedido de compra e pagamento integral da nova compra, conforme especificado a seguir.  
A TROCA ÁGIL SOMENTE PODERÁ SER SOLICITADA EM ATÉ 7 (SETE) DIAS CORRIDOS, A CONTAR DA DATA DE RECEBIMENTO DA MERCADORIA. 
PARA SER OBJETO DA TROCA, O PNEU DEVERÁ ESTAR EM SUA EMBALAGEM ORIGINAL E NÃO PODERÁ APRESENTAR QUALQUER INDÍCIO DE USO OU MONTAGEM. A MERCADORIA SERÁ ANALISADA PELA ÁREA TÉCNICA DA PNEU IMPORTS. CASO SEJA CONSTATADO ALGUM INDÍCIO DE USO OU MONTAGEM DO PRODUTO, ESTE SERÁ DEVOLVIDO AO CLIENTE E UMA NOVA COBRANÇA DE FRETE SERÁ GERADA. 

 

O procedimento para Troca Ágil será o seguinte:
O cliente deve informar o ocorrido e solicitar a Troca Ágil do produto diretamente ao setor de atendimento da PNEU IMPORTS, através do e-mail: sac@pneuimports.com.br
Após a solicitação de Troca Ágil, o cliente deverá efetuar um novo pedido de compra e realizar o pagamento total do novo pedido. 
Realizado do novo pedido, o cliente deve informar à PNEUS IMPORTS que já concluiu o novo pedido de compra, indicando o número do pedido. 


Após a confirmação do novo pedido, a PNEU IMPORTS solicitará ao cliente a coleta do produto inicialmente comprado e já entregue. 
A COLETA DO PRODUTO INICIALMENTE COMPRADO OCORRERÁ CONJUNTAMENTE COM ENTREGA DO NOVO PRODUTO ADQUIRIDO PELO CLIENTE.
COLETADO O PRODUTO INICIALMENTE COMPRADO PELO CLIENTE, A PNEU IMPORTS REALIZARÁ A ANÁLISE DO ESTADO DO PRODUTO QUE JÁ ESTAVA COM CLIENTE E, SE ESTIVER EM CONFORMIDADE, EFETUARÁ A DEVOLUÇÃO AO CLIENTE DO VALOR PAGO NO PEDIDO INICIAL, DESCONTADO O CUSTO DO FRETE DE REMESSA. 


  A forma do reembolso ao cliente dependerá da forma de pagamento   escolhida, conforme exposto na política de reembolso.

 

DA TROCA PADRÃO


Na Troca Padrão o cliente já realizou a compra e o produto já foi entregue ao cliente, porém o cliente pretende trocar por outro produto. Para tanto o cliente solicita a troca de produto realiza o pagamento somente da diferença, se houver, conforme especificado a seguir.  
A TROCA PADRÃO SOMENTE PODERÁ SER SOLICITADA EM ATÉ 7 (SETE) DIAS CORRIDOS, A CONTAR DA DATA DE RECEBIMENTO DA MERCADORIA. 


        1.1. PARA SER OBJETO DA TROCA, O PNEU DEVERÁ ESTAR EM SUA EMBALAGEM ORIGINAL E NÃO PODERÁ APRESENTAR QUALQUER INDÍCIO DE USO OU MONTAGEM. A MERCADORIA SERÁ ANALISADA PELA ÁREA TÉCNICA DA PNEU IMPORTS. CASO SEJA CONSTATADO ALGUM INDÍCIO DE USO OU MONTAGEM DO PRODUTO, ESTE SERÁ DEVOLVIDO AO CLIENTE E UMA NOVA COBRANÇA DE FRETE SERÁ GERADA.


O procedimento para Troca Padrão será o seguinte:


O cliente deve informar o ocorrido e solicitar a Troca Padrão do produto diretamente ao setor de atendimento da PNEU IMPORTS, através do e-mail: sac@pneuimports.com.br
Após a solicitação de Troca Padrão, o cliente deverá efetuar um novo pedido de compra e realizar o pagamento da diferença de preço, se houver, incluindo o frete de coleta do primeiro produto enviado. 
Realizado do novo pedido, o cliente deve informar à PNEUS IMPORTS que já concluiu o novo pedido de compra, indicando o número do pedido. 


Após a confirmação do novo pedido, a PNEU IMPORTS solicitará ao cliente a coleta do produto inicialmente comprado e já entregue. 


COLETADO O PRODUTO INICIALMENTE COMPRADO PELO CLIENTE, A PNEU IMPORTS REALIZARÁ A ANÁLISE DO ESTADO DO PRODUTO QUE JÁ ESTAVA COM CLIENTE E, SE ESTIVER EM CONFORMIDADE, A PNEU IMPORTS IRÁ LIBERAR O ENVIO DO PRODUTO DO NOVO PEDIDO REALIZADO PELO CLIENTE. 
APÓS O ENVIO DO NOVO PRODUTO, SE HOUVER DIFERENÇA DE VALORES EM FAVOR DO CLIENTE, A PNEU IMPORTS EFETUARÁ A DEVOLUÇÃO AO CLIENTE.


A forma do reembolso ao cliente dependerá da forma de pagamento escolhida, conforme exposto na política de reembolso.

 

DA DEVOLUÇÃO DA MERCADORIA POR ERRO DA PNEU IMPORTS


Nessas hipóteses, em que se constatará se houve erro no envio do produto (marca, modelo ou especificação incorreta) para que se proceda à devolução, deve-se observar que:


O pneu não poderá apresentar qualquer indício de uso e/ou montagem;


O pneu deverá ser devolvido em sua embalagem original e será analisado pela área técnica da PNEU IMPORTS;


O cliente deve informar o ocorrido, demonstrando que a mercadoria recebida é diferente daquela que foi objeto do pedido de compra e apresentando fotos que indiquem o erro, e solicitar a troca pelo produto correto diretamente ao setor de atendimento da PNEU IMPORTS, através do e-mail: sac@pneuimports.com.br 


Após analisado o pedido de compra inicialmente formulado pelo cliente e confirmado o erro na entrega do produto, a PNEU IMPORTS solicitará, então, a coleta da mercadoria divergente entregue ao cliente, sem nova cobrança de frete, e um novo pneu, da marca, modelo e especificação expressamente indicada pelo cliente no pedido de compra, será enviado ao mesmo.

 

TERMO DE POLÍTICA DE GARANTIA DA PNEU IMPORTS

 

    1. DOS PRODUTOS COBERTOS PELA GARANTIA


        1.1. O presente Termo de Garantia aplica-se única e exclusivamente aos produtos adquiridos através do site da PNEU IMPORTS. 


        1.2. Este Termo estipula as condições de garantia que entram em vigor a partir da data de aquisição do produto, conforme constante da Nota Fiscal emitida pela PNEU IMPORTS.


        1.3. A PNEU IMPORTS coloca-se à disposição do cliente em observância aos requisitos da Lei nº 8.078/1990 (Código De Defesa Do Consumidor), bem como coloca à disposição do seu cliente uma tratativa referente ao processo de garantia conforme descrito neste Termo.


        1.4. Para o atendimento da garantia, legal ou contratual, é imprescindível que o cliente comprove que o produto encontra-se dentro do prazo de garantia, entregando a Nota Fiscal e os demais documentos exigidos, conforme previsto no Item 4.3. deste Termo. PORTANTO, O CLIENTE DEVERÁ GUARDAR A NOTA FISCAL CUIDADOSAMENTE.


        1.5. A PNEU IMPORTS GARANTE A REPOSIÇÃO DE TODOS OS PRODUTOS COMERCIALIZADOS QUE APRESENTEM DEFEITO DE FABRICAÇÃO, QUE SÃO CARACTERIZADOS POR DESVIOS DE MATÉRIA-PRIMA OU PROBLEMAS ESTRUTURAIS. 

 

    2. DA GARANTIA LEGAL 


        2.1. A GARANTIA LEGAL tem o prazo é de 03 (três) meses a contar da data de emissão da Nota Fiscal do produto, conforme previsto nos artigos 24 e 26, inciso II, da Lei nº 8.078/1990 (Código De Defesa Do Consumidor).

 

    3. DA GARANTIA CONTRATUAL


        3.1. Por mera liberalidade, a PNEU IMPORTS poderá oferecer a GARANTIA CONTRATUAL, nos termos do artigo 50, Parágrafo Único, da Lei nº 8.078/1990 (Código De Defesa Do Consumidor), desde que o cliente atenda aos requisitos legais e as demais condições previstas neste Termo.


        3.2. O PRAZO de GARANTIA CONTRATUAL poderá variar de acordo com a modalidade de produto, conforme exposto a seguir:


            3.2.1. Para PNEUS:  o prazo é 04 (quatro) anos e 09 (nove) meses, a contar da data da emissão da Nota Fiscal.


            3.2.2. Para CÂMARAS e PROTETORES:  o prazo é 02 (dois) anos e 09 (nove) meses, a contar da data da emissão da Nota Fiscal.

 

    4. DO PROCEDIMENTO PARA ACIONAR DA GARANTIA


        4.1. Primeiramente, o cliente deverá entrar em contato com a PNEU IMPORTS através do seguinte endereço eletrônico (e-mail): garantia@pneuimports.com.br 


        4.2. O cliente deverá informar e descrever o que aconteceu com o produto, enviar a documentação exigida e solicitar a análise da garantia pela PNEU IMPORTS.


        4.3. O CLIENTE DEVERÁ ENVIAR CÓPIA DOS SEGUINTES DOCUMENTOS à PNEU IMPORTS:


    i. NOTA FISCAL DE COMPRA;
    ii. DOCUMENTO DO VEÍCULO QUE FOI INSTALADO O PRODUTO;
    iii. FOTOS DO PRODUTO, SE POSSÍVEL.


            4.3.1. As fotografias do produto, instalado ou desinstalado, justifica-se para Avaliação Prévia a ser realizada pela PNEU IMPORTS.


        4.4. O PROCEDIMENTO DE ANÁLISE DA GARANTIA INICIA-SE SOMENTE APÓS A ENTREGA DE TODOS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS E ENCERRA-SE COM A EMISSÃO DO LAUDO TÉCNICO COM O RESULTADO DA GARANTIA.


        4.5. O Laudo Técnico com o resultado da garantia será realizado por um técnico designado pela PNEU IMPORTS e com credenciamento das marcas fabricantes e distribuidores dos produtos.


        4.6. O LAUDO TÉCNICO DA GARANTIA PODERÁ TER UM DOS SEGUINTES RESULTADOS:


            4.6.1. PROCEDENTE: significa que o produto APRESENTOU DEFEITO DE FABRICAÇÃO e O PRODUTO SERÁ COBERTO PELA GARANTIA conforme as diretrizes deste Termo.


            4.6.2. IMPROCEDENTE: significa que o produto NÃO APRESENTOU DEFEITO DE FABRICAÇÃO OU FOI CONSTATADA UMA DAS HIPÓTESES DE EXCLUSÃO DA GARANTIA, conforme as diretrizes deste Termo, e O PRODUTO NÃO SERÁ COBERTO PELA GARANTIA.


        4.7. O Laudo Técnico com o resultado da garantia poderá ser emitido pela PNEU IMPORTS após a realização da AVALIAÇÃO PRÉVIA ou após a ANÁLISE TÉCNICA.


            4.7.1. AVALIAÇÃO PRÉVIA: é a análise realizada pelo técnico da PNEU IMPORTS por meio exclusivo das fotografias enviadas do produto, quando for possível chegar-se à conclusão para emissão do Laudo Técnico.


            4.7.2. ANÁLISE TÉCNICA: é a análise realizada pelo técnico da PNEU IMPORTS por meio de equipamentos de aferição e verificação da existência ou não de defeito de fabricação no produto. Após esse procedimento, o técnico terá a conclusão para emissão do Laudo Técnico.

 

    5. DA ANÁLISE TÉCNICA E DOS CUSTOS PARA COLETA DO PRODUTO 


        5.1. A Análise Técnica do produto será realizada por um técnico designado pela PNEU IMPORTS e com credenciamento das marcas FABRICANTES E DISTRIBUIDORES dos produtos.


        5.2. Para realização da Análise Técnica, a PNEU IMPORTS irá coletar o produto no local indicado pelo cliente. A data e horário para coleta do produto será ajustado antecipadamente entre a PNEU IMPORTS e o cliente.


        5.3. OS CUSTOS DE TRANSPORTE PARA COLETA DO PRODUTO DEPENDERÃO DO RESULTADO DO LAUDO TÉCNICO:


            5.3.1. Laudo Técnico Procedente: todos os custos serão pagos pela PNEU IMPORTS, sem qualquer ônus ao cliente.
LAUDO TÉCNICO IMPROCEDENTE: TODOS OS CUSTOS DEVERÃO SER REEMBOLSADOS PELO CLIENTE À PNEU IMPORTS, POR MEIO DE DEPÓSITO BANCÁRIO.


        5.4. No caso de LAUDO TÉCNICO IMPROCEDENTE, o cliente poderá optar por receber o produto de volta em sua residência ou optar por descartar produto.

 
            5.4.1. Em caso de OPTAR POR RECEBER O PRODUTO DE VOLTA: a PNEU IMPORTS enviará o produto ao cliente e COBRARÁ UM O NOVO FRETE DE ENVIO. Neste caso, O CLIENTE DEVERÁ REEMBOLSAR À PNEU IMPORTS DO FRETE DE COLETA (QUANDO A PNEU IMPORTS BUSCA O PNEU PARA ANÁLISE TÉCNICA) E MAIS O FRETE DE ENVIO DO PRODUTO (QUANDO A PNEU IMPORTS ENVIA O PRODUTO AO CLIENTE APÓS A EMISSÃO DO LAUDO DE IMPROCEDÊNCIA).


            5.4.2. Em caso OPTAR POR DESCARTA O PRODUTO:  o cliente deverá a autorizar a PNEU IMPORTS a realizar o descarte do produto, por meio da assinatura do Termo De Autorização Para Descarte Do Produto. Neste caso, O CLIENTE DEVERÁ REEMBOLSAR À PNEU IMPORTS SOMENTE DO FRETE DE COLETA (QUANDO A PNEU IMPORTS BUSCA O PNEU PARA ANÁLISE TÉCNICA). 

 

    6. DO RESULTADO DO LAUDO TÉCNICO E DO CRÉDITO AO CLIENTE


        6.1. PARA GARANTIA COM LAUDO TÉCNICO IMPROCEDENTE NÃO HAVERÁ COBERTURA DA GARANTIA, POIS O PRODUTO NÃO APRESENTOU DEFEITO DE FABRICAÇÃO OU FOI CONSTATADA UMA DAS HIPÓTESES DE EXCLUSÃO DA GARANTIA, CONFORME PREVISTO NESTE TERMO.


        6.2. Para garantia com LAUDO TÉCNICO PROCEDENTE, quando constatado o defeito de fabricação, HAVERÁ A CONCESSÃO DE CRÉDITO AO CLIENTE PARA ESCOLHA DE UM NOVO PRODUTO NA PLATAFORMA DA PNEU IMPORTS. O VALOR DO CRÉDITO TERÁ COMO REFERÊNCIA O VALOR DA NOTA FISCAL DE COMPRA, DESCONTANDO-SE APENAS O VALOR PROPORCIONAL AO DESGASTE DO PNEU, CONFORME PARÂMETRO ABAIXO:


            6.2.1. Para pneu com desgaste de 0% até 20%: o valor do crédito será o valor integral pago pelo cliente na Nota Fiscal de compra.


            6.2.2. PARA PNEU COM MAIS DE 20% DE DESGASTE: SERÁ SUBMETIDOS A MEDIÇÃO DO SULCO REMANESCENTE E EFETUADO O CÁLCULO PROPORCIONAL AO DESGASTE DO PNEU. NESTE CASO, O CLIENTE RECEBERÁ O CRÉDITO PROPORCIONAL AO VALOR DA NOTA FISCAL DE COMPRA DESCONTANDO-SE O PERCENTUAL DE DESGASTE DO PNEU.


            6.2.3. RESSALTA-SE QUE, EM TODOS OS CASOS, SERÁ DESCONTADO 1,6 MM REFERENTE AO TWI (TREAD WEAR INDICATOR), LIMITADOR DE SEGURANÇA DO PNEU.


        6.3. O crédito disponibilizado no site da PNEU IMPORTS poderá ser utilizado pelo cliente para comprar um novo produto de sua livre escolha, NO LIMITE DO VALOR CRÉDITO CONCEDIDO, sem a incidência de frete de entrega para o novo produto escolhido.


            6.3.1. NO CASO DE CLIENTE ESCOLHER UM NOVO PRODUTO COM VALOR DE VENDA SUPERIOR AO CRÉDITO CONCEDIDO, O CLIENTE DEVERÁ REALIZAR O PAGAMENTO DA DIFERENÇA DE PREÇO ENTRE O VALOR DO NOVO PRODUTO ESCOLHIDO E O VALOR DO CRÉDITO CONCEDIDO.

 

    7. A GARANTIA NÃO COBRE


        7.1. Dano causado ao produto por:


            7.1.1.  Condições e qualidade das estradas, ruas ou quaisquer vias transitáveis, provocados por infortúnios, imperícias ou riscos assumidos na condução e manobra do veículo, incluindo, mas sem limitações: furos, cortes, impactos sobre obstáculos na pista, entre outros.


            7.1.2. Uso continuado de pressão baixa (rodar vazio).


            7.1.3. Uso ou operação imprópria ou inadequada, incluindo, mas sem limitações:
                7.1.3.1. Calibragem de pressão imprópria para o fim ou finalidade a que se destina.
                7.1.3.2. Sobrecarga do veículo.
                7.1.3.3. Pneu montado em roda imprópria.
                7.1.3.4. Câmara ou protetor de medida incorreta para o pneu a que se destina.
                7.1.3.5. Veículo desalinhado.
                7.1.3.6. Conjunto pneu/roda fora de balanceamento.
                7.1.3.7. Componentes de suspensão do veículo gastos ou danificados.
                7.1.3.8. Câmara ou protetor de outra marca.
                7.1.3.9. Montagem ou desmontagem irregular.
                7.1.3.10. Patinagem ou derrapagens.
                7.1.3.11. Contaminação por produtos químicos.
                7.1.3.12. Aquecimento anormal por fogo ou outro tipo de combustão.
                7.1.3.13. Água ou outro material preso dentro do pneu durante a montagem.
                7.1.3.14. Alterações do pneu (pintura do pneu, ressulcagem em desacordo com as práticas normais, modificação da banda por algum motivo como raspagem, ou cortes).
                7.1.3.15. Uso em corridas, competições ou “rachas”.
                7.1.3.16. Excesso de velocidade (em relação ao indicado pelo símbolo de velocidade).
                7.1.3.17. Uso de correntes.
                7.1.3.18. Uso de materiais selantes ou de balanceamento inseridos na parte interna dos pneus de forma inadequada.
                7.1.3.19. Falta de rodízio conforme procedimento indicado pelo fabricante do veículo.


            7.1.4. Uso de pneus de medidas diferentes aos homologados pelo fabricante do veículo para a versão e ano do veículo em que foram utilizados.


        7.2. Pneu com reparo impróprio. O reparo adequado é o do tipo “reparo combinado” ou “plug” que veda a parte interna e preenche a região danificada externamente, ou ainda um “manchão” e mais o preenchimento da região danificada com borracha pré-vulcanizada. São exemplos de reparos impróprios, mas sem limitações:
            7.2.1. Reparos executados sem desmontar o pneu da roda (conhecidos como “temporários” ou “macarrão”).
            7.2.2. Reparo executado fora da área da banda de rodagem, no caso de pneus para veículos de passeio.
            7.2.3. Reparos que vedam apenas a parte interna do pneu (“manchões”) sem preencher a perfuração.
            7.2.4. Reparos em pneus radiais com índice de velocidade V ou superior (excetuando-se furos de pregos até 6 mm de diâmetro).
            7.2.5. Reparos que não atendem aos requisitos da Norma ABNT NBR NM-225.


        7.3. Desgaste irregular ou não uniforme da banda de rodagem cujas causas são variadas, mas principalmente devido a: desalinhamento, desbalanceamento, falta de práticas corretas de rodízio, uso de pressão de inflação inadequada, ou componentes da suspensão desgastados ou deteriorados.


        7.4. Distúrbios de dirigibilidade (tais como, mas não restritos à trepidação, veículo “puxando para um lado”, sonorização) em pneu submetido para análise com desgaste da banda de rodagem acima de 10% (dez por cento).


        7.5. Danos causados por armazenamento inadequado ou exposição ao tempo de forma prolongada.


        7.6. Pneus de índices de carga inferiores aos homologados pelo fabricante do veículo para a versão e ano do veículo em que foram utilizados.


        7.7. Não observância das precauções referentes à manutenção ou segurança de pneus contidas nos manuais fornecidos pelo fabricante do veículo.


        7.8. Câmaras de ar com mais de 3 (três) consertos. 


    8. DAS INFORMAÇÕES GERAIS


        8.1. Como qualquer produto manufaturado, o pneu também tem uma vida útil. Com o tempo e a ação dos agentes climáticos (pressão, temperatura, umidade, etc.) seus componentes gradualmente perdem suas características mecânicas e físico-químicas originais. Entretanto, é praticamente impossível precisar sua data máxima de validade. Daí por que reputamos ser uma boa prática levar o pneu para análise de um técnico especializado em pneus após 5 (cinco) anos da data de sua produção e, pelo menos, uma vez por ano depois disso. Ainda, deve-se evitar o uso de pneus após 10 (dez) anos de sua produção. Isso porque, mesmo após 10 (dez) anos de sua produção, os pneus podem aparentar estar em bom estado e com pouco desgaste, mas sua estrutura pode estar comprometida. É o caso de pneus estepe que nunca foram usados e que são colocados para rodar depois de muitos anos; embora nunca tenham rodado na estrada, foram submetidos à ação do tempo e da temperatura, podendo alterar suas características originais.